A importância da leitura para as crianças e como incentivá-las a ler
Por que a leitura é importante para as crianças?
A leitura é importante para as crianças por causa dos muitos aspectos da alfabetização.
Alfabetização é a capacidade de entender e usar símbolos e mensagens de uma forma que possa ser interpretada. Incentivar as crianças a criar o hábito de ler é muito importante!
A leitura é um hábito muito importante e prazeroso. Na infância é muito importante desenvolver o hábito de ler, uma vez que os benefícios para as crianças são enormes.
Uma criança que está lendo com fluência deve ser capaz de ler, rejeitar ou reconhecer qualquer palavra desconhecida. Armazena memórias na memória de longo prazo desenvolvendo sua memória sensorial
Resulta em retenção de conhecimento com alta inteligência cristalizada e inteligência fluida. Instrução de leitura e leitura compartilhada estão incluídas
Como incentivar seu filho a ler
Incentivar a leitura para crianças é um grande desafio de pais e educadores.
A leitura é um hábito melhor conservado se iniciado cedo, nos primeiros anos de vida. Por isso, muitos pais buscam por alternativas para incentivar seu filho a ler não somente nos ambientes escolares, mas também dentro de casa.
Quando lemos um livro, somos levados a lugares diferentes, que muitas vezes nem existem de verdade! Por meio da concentração na leitura e da compreensão das particularidades que envolvem as histórias, adquire-se a capacidade de criar cenários e imaginar com riqueza de detalhes o que está transcrito no livro.
Essa habilidade é levada para toda a vida e pode ser muito valorizada na vida adulta. Quando se está no mercado de trabalho, por exemplo, a criatividade permite criar saídas para um problema ou imaginar situações de pontos de vista diferentes.
Como ensinar seus filhos a ler em casa 5 dicas práticas
- Leia para seu filho desde cedo
Antes mesmo de uma criança aprender a ler, é importante que os pais leiam e contem histórias para ela.
Esse contato precoce com o mundo das histórias ajuda no desenvolvimento de habilidades de linguagem e contribui para a construção de uma boa relação com os livros nos próximos anos.
- Crie um cantinho da leitura
É uma boa ideia ter um lugar apropriado e aconchegante para mergulhar na leitura. Crie um cantinho longe de distrações como televisão e tablets, decore-o com os temas preferidos da criança e deixe-o bem confortável, com almofadas e tapetes.
E claro, conte com a ajuda do pequeno para criar esse lugar onde vocês viverão grandes aventuras juntos.
- Reserve um momento do dia
Para que se torne um hábito, a leitura precisa ser parte da rotina da criança. Mesmo com o cotidiano corrido, é importante que a família priorize um momento do dia para ler juntos. Pode ser antes de dormir por exemplo, pois assim também ajuda a criança a se acalmar e a ter uma boa noite de sono.
- Inove nos livros infantis
A diversidade de livros infantis é enorme, então apresente para o pequeno diferentes formatos com ilustrações, poemas, músicas, personagens famosos, autores infantis clássicos, entre outros.
- Não pressione ou transforme em obrigação
Usar a leitura como um castigo ou obrigação faz com que a criança desenvolva uma relação negativa com os livros logo cedo.
Evite definir um número mínimo de páginas para ler, nem cobre da criança que ela consiga ler sozinha antes do seu tempo. Se ela tiver alguma dificuldade, observe com atenção e, se necessário, procure especialistas como psicopedagogos para prestarem o devido suporte.
Procure formas criativas de como você pode ajudar seu filho a se tornar um leitor
É comum escutar dos pais: “Leio tanto e meus filhos não se interessam”, “não entendo por que um se interessa mais pela leitura que o outro” ou “lia tanto e agora nem chega perto”. Há sempre uma dúvida no ar: como formar um leitor?
Primeiro precisamos considerar que quanto maiores são as experiências em torno do livro, da leitura e da palavra, mais sensibilizados e mobilizados ficamos para eleger a leitura como atividade no nosso dia a dia.
Formar filhos leitores contempla inserir a leitura diante das atividades cotidianas e permitir que eles estejam em espaços de leitura e convivendo com outros leitores, mas sem deixar de considerar que ser leitor (da palavra literária escrita e da imagem) é uma escolha, precisamos escolher ser.
O tempo dedicado à leitura também é diferente para cada pessoa e nesse sentido é preciso reconhecer o quanto é comum deixarmos de nos debruçar em torno das narrativas, embora essa situação tenha mais a ver com o modo como esquecemos de presenciar experiências de outros leitores e de suas leituras.
É comum os leitores passearem pelas livrarias e bibliotecas, se dedicarem a buscar informações sobre leituras e autores, assistir encontros que a leitura literária está em destaque, todo esse movimento nutre a relação com a palavra literária e com as imagens, portanto, com sua leitura.
Quando as crianças veem o interesse pelas práticas de leitura dos adultos com quem elas convivem, o valor simbólico que se estabelece na formação delas é potente.
Porém, toda boa contribuição para ter efeito e impacto é necessário que seja contínua. Para não ser uma memória de um acontecimento, mas uma ação constante, permanente.
As crianças adoram ouvir histórias. Interessam-se pela palavra literária, pelo conteúdo que elas possuem, pela música que embalam, pelos personagens revelados e os acontecimentos que as estruturam.
Adoram as histórias pelo conforto e segurança acaloradas ao corpo e à voz dos que possuem afeto. Elas adoram histórias, mesmo. Acredite!
Artigos Relacionados